SEAT Ibiza Cupra 1.8 TSI: Respirar potência!
Quando entramos num carro que tem 192 cv, caixa em H e um travão de mão ‘à antiga’… a diversão está garantida. E o Ibiza Cupra não desiludiu!
Emocional e poderoso. É assim o SEAT Ibiza Cupra, propulsionado pelo motor 1.8 TSI de 192 cv, que veio substituir o 1.4 TSI de 180 cv. Mas antes de explorarmos estes números redondos, já o carro marca pontos no olhar. Compacto, de três portas, e com uma estética jovial, as linhas definidas atribuem-lhe um design refrescado, moderno e dinâmico. Uma imagem selada pelos vidros escurecidos, espelhos retrovisores em preto brilhante e saída de escape trapezoidal, a par dos novos para-choques dianteiros e traseiros, grelhas frontais e jantes de liga leve 17”, a deixarem ‘espreitar’ as pinças de travão vermelhas (opcional 169 €). Tudo isto torna o figurino apetecível e estimula o apetite para se ‘provar’ o interior… do capot.
Puro Prazer
Sentamo-nos ao volante e a sensação aumenta. O corpo encaixa que nem uma luva no banco de cunho desportivo, que nos proporciona uma posição de condução a rigor e que ajuda a espicaçar o desejo de explorar o bloco de 4 cilindros a gasolina. O carro é pragmático, dando-nos apenas dois modos – Normal e Sport. Um para andar depressa, o outro para andar muito depressa! E de facto assim é. O compromisso peso/potência (1143 kg/192 cv) joga a favor do prazer, num veículo em que se respira desejo de velocidade. É gritante a facilidade e rapidez com que o ponteiro do velocímetro galga os 100 km/h – são precisos apenas 6,2s. A entrega de potência surge desde baixos regimes e mostra ter sempre algo mais a ‘acrescentar’. Rápido em retas, mostra-se bastante ágil em percurso sinuoso, com o comportamento do chassis a impressionar, principalmente no modo Sport. A direção mais direta e as suspensões mais firmes – em demasia no mau piso, com as irregularidades a fazerem-se sentir no corpo – permitem a inserção em curva da frente de forma muito precisa e possível a velocidades francamente elevadas, muito graças ao diferencial dianteiro eletrónico autoblocante XDS que equilibra os excessos… que no Ibiza Cupra são inevitavelmente frequentes! A leveza do conjunto faz o SEAT parecer um carro para brincar e se domar a nosso bel-prazer, que é realmente muito.
No exterior, o escape emana um doce rugido – sobretudo no modo Sport – que nos faz querer mais… e desligar de imediato o rádio. Para não causar ruído! No interior, somos prendados com uma envolvência colorida com os manómetros desportivos de fundo axadrezado e com ponteiros luzidios brancos. Um ambiente que atinge o seu topo quando o conta-rotações chega ao corte às 7000 rpm.
A caixa é longa, com cada relação a ter uma grande taxa de utilização. Para se perceber, em 2ª podemos chegar praticamente aos 120 km/h…. não precisavamos de ir além da 4ª para excedermos em muito os limites legais. O carro não engana – desde o primeiro contacto (visual), que a génese do Ibiza Cupra é evidente.
O depósito de 45 l poderia ser ‘alargado’, dada a facilidade que há em vermos o ponteiro descer se formos muito entusiastas do volante. Em tais situações, os consumos rondam a casa dos 10 l, um valor nada exorbitante dada a ‘fera’ que temos ao volante. Nós conseguimos fazer uma média de 7,5 l. Sim, é possível, mas sem arranques e sem se conhecer o coração do Ibiza Cupra. O que, diga-se, é o mesmo que irmos a um restaurante gourmet e ficarmos pelas entradas.
Mas não é só na potência que o Ibiza ‘cresceu’, tecnologicamente também encontramos um rol de opções a rigor. Desde a possibilidade de conectarmos o smartphone, através da tecnologia SEAT DriveApp, ao seu sistema de infotenimento, aos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (127 euros) e à ativação do sistema de navegação por voz. O Pacote Xenon (de série no Cupra) que inclui: Faróis Bi-xenon e adaptativos, LED’s dianteiros diurnos e farolins traseiros com LED’s.
A ter ainda em conta o sistema de som media plus (253 €): ecrã a cores de 6,5” capacitive; comandos de voz; bluetooth; entrada para cartão SD no porta-luvas; conexão USB; 6 Altifalantes; computador de bordo “Medium”com display multifunções. Por tudo isto, 192 cv por 22 9610 são tentadores e tornam este Ibiza a escolha ideal numa ode ao hedonismo… low-cost!
André Duarte
Preço 22 9610 € (confirmar em www.seat.pt)
Ficha técnica:
Motor 4 cil., gasolina, inj. direta, turbo e intercooler, 1798 cm3
Potência 192 cv/4300–6200 rpm
Binário 320 N.m./1450–4200 rpm
Transmissão Dianteira, manual de 6 vel.
Suspensão Independente tipo McPherson com amortecedores hidráulicos à frente e eixo semi-rígido com amortecedores hidráulicos atrás
Travagem Discos ventilados/Discos
Peso 1143 kg
Mala 292 l
Depósito 45 l
Velocidade máxima 235 km/h
Aceleração 6,7 0 aos 100 km
Consumo médio 6,2 l/km
Consumo médio AutoSport 7,5 l/100 km
Emissões de CO2 145 g/km
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