Novo Jaguar F-Type SVR já disponível para encomenda
O F-TYPE SVR é o primeiro Jaguar desenvolvido pela SVO (Special Vehicle Operations), divisão de Operações de Veículos Especiais do Grupo Jaguar Land Rover, e o F-TYPE mais rápido de sempre. Esta nova máquina já se encontra disponível para encomenda, mesmo antes da estreia global do modelo, que se irá realizar no Salão Automóvel de Genebra. As primeiras entregas do novo F-TYPE SVR irão começar a partir do verão de 2016 (dependendo do mercado).
O preço anunciado é de 185.341,66€ para o Coupé e 192.590,27€ para o descapotável. O V8 Supercharged de 5,0 litros desenvolve agora 575 CV de potência e 700 N.m. de binário máximo. A aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 322 km/h na versão Coupé. O pacote aerodinâmico foi também melhorado e conta com um pára-choques dianteiro com spoiler dianteiro redesenhado, novo fundo plano, spoiler traseiro ativo em fibra de carbono e novos difusores traseiros para alojar as ponteiras de escape, que reduzem a sustentação e melhoram a carga aerodinâmica e a estabilidade a velocidade elevada.
O chassis foi melhorado e tem novos amortecedores e barras estabilizadoras, pneus mais largos, jantes em liga leve forjadas de 20 polegadas e novas mangas de eixo traseiras mais rígidas. O sistema de escape em titânio e Inconel disponibiliza uma sonoridade ainda mais definida e sugestiva, bem como uma redução de peso de 16 kg. No interior há bancos exclusivos para esta versão, desenvolvidos pela SVR com padrão Lozenge, da mesma forma que o painel de instrumentos, a consola central e o volante SVR, que são personalizados com revestimento em Alcantara, enquanto as patilhas de seleção de velocidades são anodizadas.
Este Jaguar tem ainda calibrações e afinações específicas para todos os elementos eletrónicos de chassis e motor, caixa Quickshift, direção assistida elétrica e Sistema Dinâmico Adaptativo, Vetorização de Binário, Controlo Dinâmico de Estabilidade e de tração integral All Wheel Drive A opção do sistema de travões com Matriz Cerâmica em Carbono (CCM) proporciona maior resistência à fadiga inclusivamente nas condições desportivas mais extremas e uma redução de peso de 21 kg. A redução de peso em todo o veículo é de 25 kg em comparação com o F-TYPE R AWD, e superior a 50 kg quando for incorporada a opção do sistema de travagem CCM, o painel do tejadilho em fibra de carbono e o pack especial em fibra de carbono.
Para o diretor de design da Jaguar, Ian Callum: “A pureza de linhas no perfil do F-TYPE é algo realmente especial, mas no design do novo F-TYPE SVR tivemos a oportunidade de criar algo ainda mais emocionante. Todas as formas adicionais, líinhas ou componentes novos têm uma razão, e contribuem para uma performance superior do veículo, bem como para a sua presença em estrada. A aerodinâmica de vanguarda teve sempre um papel fundamental no design da Jaguar, tudo, desde as entradas de ar de maiores dimensões até ao novo spoiler traseiro ativo é essencial para o novo design do F-TYPE SVR e a sua velocidade máxima de 322 km/h.”
Já John Edwards, Managing Director, Jaguar Land Rover Special Operations afirmou: “O nosso objetivo era incorporar tudo o que os nossos clientes adoravam do F-TYPE – a performance, o comportamento, a sonoridade, o deisgn, e elevá-lo a un patamar completamente novo. Isto é o que o novo F-TYPE SVR disponibiliza: trata-se de um super desportivo para todos os climas capaz de ultrapassar os 322 km/h. Com 575 CV, peso inferior, chassis melhorado, configuração específica da transmissão e sistema de tração integral, o Jaguar F-TYPE SVR disponibiliza mais performance e mais sensações ao condutor. Trata-se de um veículo desenvolvido pela SVO para os verdadeiros amantes da condução e do qual é possível desfrutar todos os dias do ano”.
A gama F-TYPE Coupé do 2017MY será formada pelas seguintes versões:
-
F-TYPE V6 de 3,0 litros e 340 CV, Quickshift RWD e manual RWD
-
F-TYPE S V6 de 3,0 litros e 380 CV, Quickshift RWD e AWD, e manual RWD
-
F-TYPE British Design Edition V6 de 3,0 litros e 380 CV, Quickshift RWD e AWD
-
F-TYPE R V8 de 5,0 litros e 550 CV, Quickshift RWD e AWD
-
F-TYPE SVR V8 de 5,0 litros e 575 CV, Quickshift AWD
-
A gama F-TYPE Convertible do 2017 MY será formada pelas seguintes versões:
-
F-TYPE V6 de 3,0 litros e 340 CV, Quickshift RWD e manual RWD
-
F-TYPE S V6 de 3,0 litros e 380 CV, Quickshift RWD e AWD, e manual RWD
-
F-TYPE British Design Edition V6 de 3,0 litros e 380 CV, Quickshift RWD e AWD, F-TYPE R V8 de 5,0 litros e 550 CV, Quickshift RWD e AWD
-
F-TYPE SVR V8 de 5,0 litros e 575 CV, Quickshift AWD
INFORMAÇÃO TÉCNICA
F-TYPE SVR Coupé |
F-TYPE SVR Convertible |
|
MOTOR E TRANSMISSÃO |
||
Cilindrada (cc) |
5.000 |
|
Arquitetura |
V8 Supercharged |
|
Válvulas por cilindro |
4, DOHC |
|
Diâmetro / curso (mm) |
92,5 / 93,0 |
|
Relação de Compressão |
9,5:1 |
|
Alimentação |
Injeção direta (150 bar) e Supercharged |
|
Potência máxima CV (kW) |
575 (423) @ 6.500 rpm |
|
Binário máximo Nm (lb ft) |
700 (516) entre 3.500 e 5.000 rpm |
|
Transmissão |
Caixa sequencial Quickshift de 8 velocidades e sistema de tração integral AWD Jaguar |
|
Relações de transmissão (:1) |
||
1ª |
4,714 |
|
2ª |
3,143 |
|
3ª |
2,106 |
|
4ª |
1,667 |
|
5ª |
1,285 |
|
6ª |
1,000 |
|
7ª |
0,839 |
|
8ª |
0,667 |
|
M.A. |
3,317 |
|
Relação final |
2.560 |
|
CHASSIS |
||
Suspensão dianteira |
Triângulos duplos |
|
Suspensão traseira |
Triângulos duplos |
|
Travões dianteiros |
Pinças monobloco de dois pistões; discos ventilados – 380 mm |
|
Travões traseiros |
Pinças monobloco de um pistão; discos ventilados – 376 mm |
|
Pneus dianteiros |
265/35/ZR20 Pirelli P Zero |
|
Pneus traseiros |
305/30/ZR20 Pirelli P Zero |
|
Direção |
Cremalheira eletromecânica |
|
DIMENSÕES |
||
Comprimento (mm) |
4.475 |
4.475 |
Largura inc./ exc. espelhos retrovisores (mm) |
2.042/1.923 |
2.042/1.923 |
Altura (mm) |
1.311 |
1.308 |
Distância entre eixos (mm) |
2.622 |
2.622 |
Via Diant./Tras. (mm) |
1.585/1.611 |
1.585/1.611 |
Peso (kg) |
Desde1.705 |
Desde 1.720 |
Bagageira (litros) |
310/408 com/sem divisória |
206,7 |
Depósito de combustível (útil) litros |
70 |
70 |
PRESTAÇÕES & CONSUMOS |
||
0-60 mph (seg) |
3,5 |
3,5 |
0-100 km/h (seg) |
3,7 |
3,7 |
Velocidade máxima mph (km/h) |
200 (322) |
195 (314) |
Consumo Misto EU mpg (litros/100km) |
25,0 (11,3) |
25,0 (11,3) |
Emissões CO2 Misto EU (g/km)
|
269 |
269 |
**Dados do fabricante, corretos no momento da publicação da informação
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários