Lamborghini Urus SE: O Super SUV, agora eletrificado
PIRELLI NA TIRE COLOGNE PARA DESVENDAR NOVOS PRODUTOS E APRESENTAR AS SUAS INOVAÇÕES E O PROJETO DE SUSTENTABILIDADE

PNEUS PIRELLI P ZERO ELECT PARA O NOVO LAMBORGHINI URUS SE

By on 25 Abril, 2024

A Pirelli e a Lamborghini uniram esforços para criar pneus P Zero de 21, 22 e 23 polegadas, além de um pneu Scorpion Winter 2 de 22 polegadas, feitos à medida do novo Urus SE: a primeira variante híbrida plug-in do SUV da Lamborghini.

Este foi o resultado de um extenso e intenso programa de desenvolvimento conjunto, que incluiu testes a mais de 300 km/h no circuito de Nardò, na Itália, e a -30 °C no Círculo Ártico. Todos os quatro novos tipos de pneus apresentam a marcação Elect da Pirelli, que representa um conjunto de tecnologias que melhoram as características dos carros eletrificados.

A construção, o padrão da banda de rodagem e os compostos desses novos pneus foram otimizados para lidar com as altas exigências resultantes do torque instantâneo do Urus SE, para suportar o peso da viatura, reduzir o ruído de rolamento e otimizar a autonomia da bateria, através da redução da resistência ao rolamento.

UM P ZERO, TRÊS MEDIDAS

Os três novos pneus Pirelli P Zero para o novo Lamborghini Urus SE foram concebidos para complementar os seus requisitos e características específicas. Enquanto a versão de 21 polegadas coloca a ênfase no conforto, a de 23 polegadas é a mais orientada para o desempenho e também a mais requisitada.

Para se adequar ao estilo de condução desportivo do carro, tanto a Pirelli como a Lamborghini trabalharam para promover uma sensação de condução responsiva, precisa e previsível, tanto na condução diária como nas pistas. Graças a perfis e materiais especificamente desenvolvidos para resistir às elevadas forças geradas pelo Urus, o sobreaquecimento e a abrasão dos pneus foram minimizados, o que significa que até manobras extremas, como o drifting, são possíveis.

Além disso, o uso de compostos não sensíveis a alterações de temperatura dota os pneus P Zero do Lamborghini Urus SE de níveis de desempenho consistentes a um amplo intervalo de condições meteorológicas, mesmo em piso molhado. Os engenheiros da Pirelli foram também encarregues de garantir uma condução confortável e uma baixa resistência ao rolamento, com o objetivo de melhorar a eficiência.

SCORPION WINTER 2 PARA QUANDO O TEMPO ARREFECE

O Scorpion Winter 2 é a versão mais recente do pneu de inverno projetado pela Pirelli para SUVs. A estrutura tridimensional do padrão da banda de rodagem, onde os sulcos assumem um padrão em forma de ziguezague, à medida que o pneu se desgasta, torna-o eficaz ao longo de toda a sua vida útil e garante segurança a baixas temperaturas, especialmente na neve.

Para o Lamborghini Urus SE, o departamento de I&D da Pirelli concentrou-se especialmente nos materiais, para proporcionar ainda mais tração graças a um composto específico testado no Círculo Ártico. Este composto, que se comporta extremamente bem em piso seco, é também altamente flexível a baixas temperaturas, oferecendo excelentes níveis de aderência em superfícies escorregadias.

A GAMA PIRELLI PARA O LAMBORGHINI URUS

Os novos pneus P Zero e Scorpion Winter 2 completam a gama desenvolvida pela Pirelli para o Lamborghini Urus ao longo dos anos que inclui: pneus P Zero de 21, 22 e 23 polegadas e pneus P Zero Corsa de 22 polegadas para o verão; pneus Scorpion Zero All Season de 22 polegadas; pneus Scorpion Winter de 21 e 22 polegadas e pneus Scorpion Ice Zero 2 de 21 polegadas (com pregos) para o inverno.

Além disso, a Pirelli adaptou o P Zero Trofeo R para um SUV pela primeira vez com o Lamborghini Urus Performante. Este pneu semislick de 22 polegadas, especificamente projetado para as pistas, mas também homologado para uma utilização em estrada, ajudou o Urus Performante a estabelecer um novo recorde no Pikes Peak International Hill Climb de 2022: o evento de hillclimb mais conhecido do mundo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)