Porsche quer manter V8 até depois de 2023
Porsche termina produção do Boxster e Cayman

Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático

By on 22 Abril, 2024

A Porsche expandiu a linha do Cayenne em 2023 com o lançamento da versão GTS, após uma revisão abrangente do modelo.

Disponível nas variantes SUV e Coupé, o Cayenne GTS é equipado com um motor V8 biturbo de 368 kW (500 CV), oferecendo um equilíbrio entre desempenho e utilidade diária. Além disso, apresenta elementos de design exclusivos e um conjunto de recursos padrão aprimorados.

Dinamismo e conforto

A sigla GTS para a Porsche significa Gran Turismo Sport, representando um aumento no caráter dinâmico e na capacidade de percorrer longas distâncias. O Cayenne, combina um desempenho desportivo com as capacidades de um SUV todo-terreno. Nas versões GTS, o equilíbrio inclina-se mais para uma condução dinâmica em estradas, mantendo uma motorização potente, uma afinação precisa e um design exclusivo. O novo Cayenne GTS permanece fiel a esse princípio, tornando-se adequado para uso diário com características aprimoradas.

Chassis e suspensão aprimorados

O chassis específico do Cayenne GTS, com uma altura ao solo reduzida em 10 mm, representa uma evolução para o modelo. Agora, o SUV vem de fábrica com suspensão pneumática adaptativa, incluindo o Porsche Active Suspension Management (PASM) e o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). Todos os componentes do chassis e sistemas de controlo, juntamente com o Porsche Traction Management (PTM) e o Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), este último disponível como opcional, foram projetados especialmente para otimizar o desempenho em estradas.

A tecnologia de amortecedores de duas válvulas oferece uma resposta impressionante, enquanto a suspensão pneumática de duas câmaras proporciona uma dinâmica elevada, mantendo o conforto do condutor. Os rolamentos do eixo dianteiro são os mesmos utilizados no Cayenne Turbo GT, aumentando o camber negativo das rodas e proporcionando uma agilidade surpreendente nas curvas, garantindo uma dinâmica de condução excecional.

V8 de 4.0 litros biturbo revisto

O Cayenne GTS apresenta uma característica importante no seumotor V8 de 4.0 litros biturbo, desenvolvido e produzido pela Porsche em Zuffenhausen, que passou por uma extensa revisão técnica. Agora, o motor oferece uma potência de 368 kW (500 CV), um aumento de 30 kW (40 CV) relativamente ao modelo anterior, com um torque máximo de 660 Nm, um acréscimo de 40 Nm.

A transmissão Tiptronic S de oito velocidades foi revista para melhorar a performance de condução, com tempos de resposta e mudança mais curtos nos modos Sport e Sport Plus. Essas características proporcionam uma performance notável ao Cayenne GTS, que acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 275 km/h.

Uma inovação técnica inclui a caixa de transferência do sistema de tração integral Porsche Traction Management (PTM), que possui um circuito de refrigeração independente, adotado da versão Turbo GT, estabilizando a capacidade de carga contínua em condições extremas, como condução em circuito ou em estradas sinuosas.

Design desportivo

O Cayenne GTS da Porsche se destaca pelo seu design único e desportivo, que inclui a marcação “GTS” em preto nas laterais e na traseira. Há também uma frente específica com entradas de ar maiores, faróis e luzes traseiras escurecidas, e pinças de travão em vermelho. Mantendo o DNA de design clássico da Porsche, o visual é facilmente reconhecível, mas com algumas inovações. Componentes da carroçaria com acabamento em preto brilhante e ponteiras de escapamento em bronze escuro são alguns dos apontamentos.

As jantes RS Spyder Design de 21 polegadas em cinza antracite completam o conjunto. No interior, o Cayenne GTS apresenta o volante desportivo GT aquecido de série e o material Race-Tex, semelhante à camurça, é utilizado em vários pontos do veículo, incluindo revestimento do teto, apoios de braço, painéis das portas e centros dos bancos desportivos de oito vias.

Os apoios laterais são mais pronunciados para oferecer melhor suporte lateral nas curvas. Dois pacotes de interior específicos para o GTS estão disponíveis em vermelho carmim ou cinza ardósia neo, para uma personalização adicional.

Extensa atualização nos equipamentos

As novas versões GTS do Cayenne beneficiam da extensa atualização do modelo, incluindo o novo Porsche Driver Experience com um painel de instrumentos digital curvo de série e um ecrã para o passageiro disponível como opcional. Além do Pacote Sport Design, faróis em LED HD-Matrix escurecidos e suspensão pneumática, o GTS também oferece um sistema de som Bose® Surround e iluminação ambiente.

O Cayenne GTS Coupé possui um tejadilho panorâmico fixo em vidro de série, juntamente com um spoiler traseiro extensível e adaptativo. Para realçar ainda mais o caráter dinâmico do Coupé, há a opção de um sistema de escape desportivo com ponteiras em posição central em bronze escuro, disponível como parte de três diferentes pacotes desportivos de baixo peso que podem reduzir o peso do veículo em até 25 kg.

Preços

Os novos Cayenne GTS e Cayenne GTS Coupé já estão disponíveis para encomenda, com preços a partir de 196.041€ e 199.588€, respetivamente. As primeiras unidades serão lançadas no mercado europeu no verão de 2024.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)