23% dos veículos em circulação em Portugal são anteriores a 2010. Média europeia nos 14%
Mercado automóvel ainda não regressou aos níveis pré-Pandemia

Mercado automóvel europeu contrai 3% em maio. Elétricos em queda

By on 20 Junho, 2024

Em maio de 2024, o número de novas matrículas de automóveis na UE diminuiu 3%, com a Itália (-6,6%), a Alemanha (-4,3%) e a França (-2,9%) a registarem quedas, enquanto a Espanha cresceu 3,4%, segundo a ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis). Apesar disso, o número acumulado nos primeiros cinco meses do ano aumentaram 4,6% para 4,6 milhões de unidades, face ao período homologo, com todos os principais mercados a registarem crescimento: Espanha (+6,8%), Alemanha (+5,2%), França (+4,9%) e Itália (+3,4%).

No último mês, a quota de mercado dos automóveis elétricos a bateria na UE desceu para 12,5%, contra 13,8% no ano anterior, com uma queda de 12% nos registos, para 114 308 unidades. A Bélgica e a França registaram um crescimento nos registos de Veículos Elétricos com Baterias (VEB), enquanto a Alemanha e os Países Baixos registaram quedas significativas. De janeiro a maio, foram registados 556 276 VEB, um aumento de 2% relativamente ao ano anterior.

Os registos de automóveis híbridos plug-in diminuíram 14,7%, com quedas notáveis na Bélgica e em França, apesar de um ligeiro aumento na Alemanha. Os híbridos plug-in representaram 6,5% do mercado, com 59 333 unidades vendidas.

Os automóveis híbridos foram o único segmento a crescer, com um aumento de 16,2% nos registos para mais de 272 568 unidades, aumentando a sua quota de mercado para quase 30%, contra 25% em maio de 2023. França, Espanha e Itália registaram ganhos substanciais, enquanto a Alemanha teve um ligeiro declínio. A quota combinada dos automóveis a gasolina e a gasóleo caiu para 48,5%, contra 52,1%, representando agora menos de metade do mercado.

Em maio, as vendas de automóveis a gasolina na UE diminuíram 5,6%, para 323 551 unidades, com a França e a Espanha a registarem quebras notáveis, enquanto a Itália e a Alemanha registaram um crescimento modesto. A quota de mercado da gasolina desceu de 36,5% para 35,5%, em termos anuais. As vendas de automóveis a gasóleo diminuíram mais acentuadamente, em 11,4%, para 118.733 unidades, com reduções significativas em Itália, França e Espanha, embora a Alemanha tenha registado um ligeiro aumento. A quota de mercado dos veículos a gasóleo é agora de 13%.

Os números portugueses

Quanto ao mercado nacional, segundo os dados da ACEA, o número de novas matrículas equivaleu o número de novos registos do ano passado (19.816 de 2023, contra 19.850 deste ano). Os carros a gasolina ainda são a grande fatia do mercado (37.8%), com os híbridos em segundo lugar nos mais vendidos (16,7%), seguidos dos VEB (15,9%), dos PHEV (13,1%).

Os diesel representaram 10,2% do mercado e veículos com outros combustíveis (hidrogénio, GPL, entre outros) representaram 6,4%. Face aos números médios da Europa, o mercado português parece muito mais aberto aos PHEV (13,1% vs 6,5% da média europeia), com os híbridos a estarem também na segunda posição, apesar de terem uma expressão menor no mercado nacional.

Os 100% elétricos têm mais força do que os diesel no mercado português, algo que não acontece na média europeia (na Europa, a média para os VEB é de 12,5% e dos diesel é de 13%).

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